Modelo atômico
John Dalton foi um inglês que viveu de 1766 a 1844.
Dalton afirmava que o átomo era a partícula elementar, a menor das partículas que constituíam a matéria. John Dalton apresentou seu modelo atômico em 1808. Ele comparava o átomo com uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos.
Este modelo atômico ficou conhecido como "Modelo Da Bola De Bilhar".
A teoria atômica de Dalton pode condensar-se nos seguintes princípios: os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas; os átomos de um mesmo elemento são iguais e de peso invariável; os átomos de elementos diferentes são diferentes entre si; na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.; o peso do composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
• Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis;
• Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza;
• Reunindo átomos iguais ou diferentes nas variadas proporções, podemos formar todas as matérias do universo conhecidas;
Embora fundada em alguns princípios inexatos, a teoria atômica de Dalton, por sua extraordinária concepção, revolucionou a química moderna. Discute-se ainda hoje se ele tinha emitido essa teoria em decorrência de experiências pessoais ou se o sistema foi estabelecido a priori, baseado nos conhecimentos divulgados no seu tempo. Seja como for, deve-se ao seu gênio a criação, em bases científicas, da primeira teoria atômica moderna. Dalton, Avogadro, Cannizzaro e Bohr, cada um na sua época, contribuíram decisivamente para o estabelecimento de uma das mais notáveis conceituações da física moderna: a teoria atômica.
Modelo Atômico de Thomson
J.J. Thomson foi um físico inglês que ao pesquisar os raios catódicos demonstrou que estes podem ser interpretados como um