Modelo atômico de bohr
1 – Tubo 1: transformação física, passou do estado solido para o liquido, só trocou seu estado físico.
Tubo 2: transformação química, quando o comprimido entra em contato com a água produz gás carbônico.
Tubo 3: transformação física, só ouve mudança de estado físico.
Tubo 4: transformação química, as ligações químicas que garantem a forma de cadeia proteica são quebradas quando se aquece, mudando a conformação da clara de ovo.
Tubo 5: transformação química, reação de combustão do oxigênio ocorre em segundos gerando o fogo.
Tubo 6: transformação física, se dissolveu mais pode ser separado por meio de processos de separação.
Tubo 7: transformação física e química, a fenolftaleína é apenas um indicador de bases. A cor rosa indica a presença do hidróxido de sódio. E quando mistura o vinagre ao hidróxido de sódio (não fica mais rosa) perde as suas propriedades especificas por ter sido misturado com um ácido, sendo assim houve uma transformação na estrutura química.
Tubo 8: transformação química.
Tubo 9: transformação química, quando o acido acético entra em contato com o fermento produz o gás carbônico.
2 - Bohr percebeu que para elucidar a estrutura atômica deveria se estudar um pouco da natureza da luz emitida por substâncias aquecidas, a temperaturas altas ou sob a influência de uma descarga elétrica. Ele acreditava que a luz era produzida quando os elétrons nos átomos sofriam alterações de energia. Bohr desenvolveu seu modelo atômico, mantendo a concepção de Rutherford acêrca do núcleo, um elétron em um átomo não é livre para ter qualquer quantidade de energia, mas deve ter quantidades distintas e específicas de energia.
3 - *Zona neutra da chama: região próxima da boca do tubo; nela não ocorre combustão do gás. É considerada fria se comparada às outras regiões.
*Zona redutora da chama (zona 1): fica acima da zona neutra e forma um pequeno “cone”, nela se inicia a combustão do gás. A temperatura é bem inferior à da zona oxidante.