Modelo Atomico de Bohr
Introdução………………………………………………………………………………..2
Objetivos……………………………………………………………………………….....3
Observações sobre o modelo de Bohr…………………………………………………..3
Fatos experimentais sobre os espectros atômicos…………………………………..….4
A experiência de Franck e Hertz…………………………………………………..…...5
O Modelo Atômico Para Bohr………………………………………………………….6
O modelo de Bohr……………………………………………………………………….7
Observações sobre o modelo de Bohr…………………………………………….....…8
Conclusão……………………………………………………………………………......9
Introdução
De acordo com Rutherford (1911), pode-se assumir que o átomo é formado por um núcleo pequeno, denso e carregado, envolto por uma esfera de raio definido, constituída de uma carga de valor oposto uniforme. Ou seja, a sua proposta do átomo é uma alteração da proposta anterior de J. J. Thomson, com a inserção de um núcleo denso congregando todo o peso atômico, com um determinado campo estabilizado por uma esfera que envolve todo o sistema. E que a deflexão de partículas α e β, é devida a interação do campo eletromagnético das partículas com o núcleo, ocasionando o desvio da trajetória nos mais diferentes ângulos.
Objectivos
O presente trabalho tem como objectivo o estudo da teoria de Niels Bohr para a explicação do modelo atômico proposto por Rutherford em 1911, levando em conta a teoria quântica (formulada por Max Planck em 1900), não foi levada a sério. Depois, no decorrer e depois da década de 1920, vários físicos ajudaram a criar o modelo existente hoje.
ESPECTROS ATÔMICOS E O MODELO DE BOHR
Em 1912, Niels Bohr (1885-1962) transferiu-se para o laboratorio de Rutherford, que nessa época se encontrava em Manchester. Bohr, como veremos, procurou interpretar os resultados obtidos por Rutherford construindo um modelo para o átomo que continha as ideias de Einstein e Planck referentes a quantização. Sabendo dos argumentos que demos no capitulo anterior sobre a estabilidade do átomo, Bohr resolveu postular essa