Modelo Atomico
Sempre que não temos possibilidade de ver algo, mas sabemos que existe, tentamos imaginar como será. Assim acontece com os átomos. Os cientistas foram criando imagens dos átomos baseadas nas observações das experiências que iam realizando. Essas imagens mudaram ao longo dos tempos. Modelo Atómico de Dalton
Durante muitos séculos pensou-se que os átomos eram esferas indivisíveis e indestrutíveis.
No inicio do século XIX (1808), o cientista John Dalton, ainda imaginava os átomos assim: corpúsculos indivisíveis e indestrutíveis. A teoria atómica de Dalton pode condensar-se nos seguintes princípios:
. a matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos;
. os átomos são esferas maciças, indestrutíveis e indivisíveis;
. átomos que apresentam mesmas propriedades (tamanho, massa e forma) constituem um elemento químico;
. átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes;
. os átomos podem se unir entre si formando "átomos compostos”. Uma reacção química nada mais é do que a união e separação de átomos;
. o seu modelo ficou conhecido como o modelo da “bola de bilhar”.
. embora fundada em alguns princípios incertos, a teoria atómica de Dalton, por sua extraordinária concepção, revolucionou a química moderna.
. esta ideia de átomo indivisível permaneceu até ao fim do século XIX.
Modelo Atómico de Thomson Nos finais do século XIX experiências realizadas com tubos de descarga revolucionaram o mundo científico.
Quando nos terminais de um tubo de descarga, com um gás rarefeito no seu interior, se estabelecia uma grande diferença de potencial, observava-se no seu interior uma fluorescência esverdeada que é independente da natureza do gás e do metal que formava os eléctrodos.
O físico Joseph Thomson, explicou que esta fluorescência resultava de partículas com carga eléctrica negativa provenientes do cátodo que chocavam com o vidro. Estas partículas foram designadas por electrões.
Isto