Modelando com uml
José Carlos Macoratti (e-mail) é referência em Visual Basic no Brasil e autor dos livros "Aprenda Rápido: ASP" e "ASP, ADO e Banco de Dados na Internet". Mantenedor do site macoratti.net.
Neste artigo vou falar um pouco sobre modelagem de sistemas usando UML focando exclusivamente os diagramas de casos de uso.
A primeira coisa que devemos ter em mente é que os princípios aqui discutidos não se referem a uma linguagem específica; estamos focando é claro a análise orientada a objetos onde conceitos como encapsulamento de atributos e métodos, alta coesão e baixo acoplamento, herança e polimorfismo devem esta bem assimilados.
Vamos usar a UML que é um modelo de linguagem que define uma notação que são todos os elementos de representação gráfica vistos no modelo.
Estamos pois na fase de análise e não estamos preocupados com software nem hardware.
Caso de Uso - definições:
Segundo Ivan Jacobson, podemos dizer que um caso de uso é um "documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo".
Um caso de uso é uma técnica de modelagem usada para descrever o que um novo sistema deve fazer Ele é construído através de um processo interativo no qual as discussões entre o cliente e os desenvolvedores do sistema conduzem a uma especificação do sistema da qual todos estão de acordo.
Os casos de usam tem por objetivo: • Decidir e descrever os requisitos funcionais do sistema. • Fornecer uma descrição clara e consistente do que o sistema deve fazer. • Permitir descobrir os requisitos funcionais das classes e operações do sistema. (Casos de uso NÃO são requisitos)
Podemos dizer que os componentes de um modelo de casos de uso são :
Ator - é um papel que tipicamente estimula/solicita ações/eventos do sistema e recebe reações. Cada ator pode participar de vários casos de uso
Casos de uso - documento narrativo que descreve a sequencia de eventos feitos por um ator no uso do