Modelagem e fortalecimaneto

1307 palavras 6 páginas
Curso de Psicologia
Behaviorismo I

Modelagem e Fortalecimento

Stéphanie Calderaro – RA: 1000207

Piracicaba
2012

Curso de Psicologia
Behaviorismo I

Modelagem e Fortalecimento

Trabalho apresentado para a disciplina Behaviorismo I, do quintofsemestrefdefPsico-logiafdafUniversidadefMeto-distafdefPiracicaba,ministra-da pela professor César.

Piracicaba
2012

Introdução

Watson postulou o comportamento como objeto da Psicologia. Esta ação trouxe a todos os seus adeptos a possibilidade de se ter algo que pudesse ser observado, algo que pudesse ser reproduzido em diferentes condições. Com isso, a Psicologia pode ascender ao status de ciência, o que a desvinculou da sua tradição filosófica. Watson também defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia, isto é, o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do meio. Certos estímulos fazem com que organismo a dê determinadas respostas, tudo por conta dos organismos se ajustarem aos seus ambientes, seja por meio de equipamentos hereditários ou pela formação de hábitos. A busca de Watson era a de uma Psicologia totalmente científica, quase mecânica. Algo que pudesse trazer o poder do controle e da previsão. O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
B. F. Skinner foi o mais importante dos behavioristas que sucedem Watson. Era defensor de um Behaviorismo conhecido como Behaviorismo radical, influenciador de muitos psicólogos em todo o mundo; inclusive o Brasil. Skinner tinha como base de sua corrente a formulação do comportamento operante.
O comportamento operante abrange um leque amplo da atividade humana — dos comportamentos do bebê de balbuciar, de agarrar objetos e de olhar os enfeites do berço aos mais sofisticados, apresentados pelo adulto. Para exemplificarmos melhor os conceitos apresentados até

Relacionados