Modelagem de Processos utilizando BPMN
Campus Virtual
Nome do(a) aluno(a): Neilor Rogério Marangoni
Disciplina: Fundamentos em Business Process Management /Workflow
Professor: Richard Henrique de Souza
Data: 27/06/2014
Modelagem de Processos utilizando BPMN
Neilor Rogério Marangoni
1.Introdução
Ao iniciar o relato das concepções sobre a modelagem de processos de negócios utilizando BPMN, gostaria de salientar da minha opção sobre o referido tema. Além de profissional da área de TI, procuro ampliar meus conhecimentos e buscar subsídios a fim de conhecer melhores técnicas de gestão da informação. Ressalto que esta escolha visa uma nova abordagem centrada em processos para melhoramentos de desempenho com a participação das tecnologias da informação e as metodologias de governança e gestão.
2. Processos de Negócio
Um processo de negócio segundo (DAVENPORT, 1994) pode ser visto como a ordenação de atividades de trabalho utilizando tempo e espaço, com um início, um fim e um conjunto claramente definido de entradas e saídas. Assim podemos entender processos de negócio como um conjunto de passos (ou atividades) que devem ser executados em uma determinada ordem.
Estas atividades
podem ser executadas
seqüencialmente
ou
paralelamente. Um processo de negócio cria valor para um determinado stakeholder e afeta mais de uma área funcional. De uma forma sucinta os elementos envolvidos na constituição de um processo de negócio compreendem: definição clara e mensurável da meta podendo-a ser qualitativa ou quantitativa, recursos de entrada e saída são objetos usados ou consumidos no negócio, atividades, valor agregado e áreas funcionais afetadas. É importante salientar que a meta de um processo de negócio é a razão existencial do processo de negócio como um todo. 2.1 A evolução dos Processos de Negócios nas Organizações
Na busca por melhores práticas de processos de negócios, na década de 1990 surgem as propostas de BPR