modelacao
O presente trabalho teve como objectivo mostrar um modelo da radiação solar, tendo em conta a radiação incidente e a radiação absorvida em diferentes pontos do planeta. O mesmo trabalho teve como importânçia, o conhecimento de modelo da radiação solar em diferente ponto da terra.
A radiação apresenta-se como uma forma de transferência de calor em que a energia é transferida de um objecto para outro sem que o espaço entre ambos seja, necessariamente, aquecido. No caso da atmosfera, a fonte de calor é o Sol. A energia radiante solar percorre o espaço sob a forma de ondas electromagnéticas e aquece a superfície terrestre sem causar um aumento significativo da temperatura do ar. De facto, diferentes corpos absorvem energia de forma diferenciada.
Refracção da Luz é o processo de desvio da direcção dos raios luminosos que incidem e penetram num obstáculo, passando a propagar-se neste novo meio. É o que ocorre, por exemplo, quando a luz incide na superfície da água de uma piscina, permitindo ver o fundo desta.
Radiação solar é a designação dada à energia radiante emitida pelo Sol, em particular aquela que é transmitida sob a forma de radiação electromagnética. Cerca de metade desta energia é emitida como luz visível na parte de frequência mais alta do espectro electromagnético e o restante na do infravermelho próximo e como radiação ultravioleta. A radiação solar fornece anualmente para a atmosfera terrestre 1,5 x 1018 kWh de energia, a qual, para além de suportar a vasta maioria das cadeias tróficas, sendo assim o verdadeiro sustentáculo da vida na Terra, é a principal responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do planeta (Wikipédia).
De toda a radiação solar que chega às camadas superiores da atmosfera, apenas uma fracção atinge a superfície terrestre, devido à reflexão e absorção dos raios solares pela atmosfera. Esta fracção que atinge o solo é constituída por uma componente directa (ou de feixe) e por