Modal Maritimo
Transporte marítimo é o tipo de transporte aquaviário realizado por meio de embarcações para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via.
As categorias de transporte existentes são: - Cabotagem: navegação realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou entre esta e as vias navegáveis interiores. - Navegação interior: realizada em hidrovias interiores ou lagos, em percurso nacional ou internacional. - Navegação de Longo Curso: realizada entre portos brasileiros e estrangeiros. - Navegação de Apoio Marítimo: realizada para o apoio logístico a embarcações e instalações em águas territoriais nacionais e na Zona Econômica, que atuem nas atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos.
- Navegação de Apoio Portuário: realizada exclusivamente nos portos e terminais aquaviários, para atendimento a embarcações e instalações portuárias.
O transporte marítimo destaca-se como o principal tipo de transporte nas comercializações internacionais e pode transportar diversos tipos de produtos como veículos, cereais, petróleo, alimentos, minérios, combustíveis, etc.
2. TIPOS DE NAVIOS
Os navios são construídos de forma adequada com a natureza da carga a ser transportada (embalada e unitizada, embalada fracionada, granel sólido, granel líquido,etc.), ou até em relação à unidade de carga a ser utilizada, com o objetivo de atender suas necessidades específicas. Os principais tipos são:
2.1 Cargueiro Convencional: para o transporte de carga geral, com os porões divididos deforma a atender diferentes tipos de carga.
2.2 Graneleiro: visando o transporte de granéis sólidos (geralmente tem baixo custo operacional).
2.3 Tanque: destina-se ao transporte de granéis líquidos.
2.4 Full Container Ship ou Porta-conteiner: exclusivo para o transporte de contêineres, que são alocados através de encaixes perfeitos.
2.5 Roll-on/Roll-off: apropriado para o transporte de veículos, que são embarcados