modal ferroviario
Temos dimensões continentais e precisaríamos ter uma malha ferroviária que cortasse norte à sul do nosso país e quem sabe integrasse outros países vizinhos como acontece na Europa por exemplo.
As vantagens são notórias, os custos de transporte são ínfimos próximo do que é executado no modal rodoviário, o beneficio para o meio ambiente, a velocidade com que as cargas atravessariam o país. Cada 100 vagões tirariam cerca de 350 caminhões das estradas, cada tonelada transportada no trem representa 8 vezes o valor do frete no modal rodoviário por exemplo.
A pergunta é: se é tão vantajoso porque não é feito dessa forma? A resposta vem com outra pergunta: Será que aqueles que decidem conhecem do que estamos falando? E não há lobby feito por montadoras de caminhões? Empresas de pneus e combustível?
Se houvesse uma malha ferroviário digna do tamanho desse belo país haveria uma concorrência entre os modais e com essa concorrência seria gerado uma melhoria dos modais e ao mesmo tempo a baixa de preços para frete, passagens, preço de combustíveis entre outras. O beneficio viria à todos.
Sabemos que o custo com a infraestrutura do Modal Ferroviário é elevado e que a ferrovia não pode chegar a todos os lugares, esse modal como já foi dito, é executado de maneira exacerbada em países de grandes dimensões e considerados como 1º mundo.
O Modal Ferroviário é o transporte do futuro. Se a afirmativa não fosse a verdade empresas como ALL Logística, Vale do Rio Doce entre outras não usaria esse modal como principal transporte para o escoamento de suas produções.