Modal dutoviario
Curso Técnico em Logística
Disciplina Gestão de Transportes
MODAL DUTOVIÁRIO
Santo André
2013
Murilo Nabas
Anderson
Tauan de Paula
MODAL DUTOVIÁRIO
Santo André
2013
SUMÁRIO
RESUMO 1
SUMÁRIO 2
1. INTRODUÇÃO 3
2. A HISTÓRIA DUTOVIÁRIA BRASILEIRA 4
4. REGULAMENTAÇÃO E ÓRGÃO REGULADOR 10
5. ESTRUTURA 11
6. CARGAS INDICADAS E TIPOS DE DUTOS 12
6.1. TIPOS DE DUTOS ENCAPSULADOS 14
6.2. CLASSIFICAÇÃO DAS DUTOVIAS SOBRE PROCESSOS RELEVANTES 15
7. MATERIAIS CONSTITUINTES 18
9. LEGISLAÇÃO QUE REGE A IMPLANTAÇÃO E A OPERAÇÃO DAS DUTOVIAS 21
10. ESTIMATIVA DE DESENVOLVIMENTO 24
11. CONSIDERAÇÕES FINAIS 29
1. INTRODUÇÃO
O transporte dutoviário é o modo de transporte que utiliza um sistema de dutos - tubos ou cilindros previamente preparados para determinado tipo de transporte, formando uma linha chamada de dutovia ou via composta por dutos onde se movimentam produtos de um ponto a outro.
2. A HISTÓRIA DUTOVIÁRIA BRASILEIRA
A história dos dutos a seguir apresenta pontos interessantes na cronologia dutoviária do Brasil, como marcos legal, mudanças de tutor e a época de lançamento de alguns dutos que mais tarde vieram a sofrer algum tipo de acidente.
As tubulações já eram conhecidas como meio de transporte de líquidos desde a Antiguidade, os chineses com bambus, os egípcios e astecas em material cerâmico e os gregos e romanos com o emprego de tubos de chumbo.
Em 1865 foi construído o primeiro oleoduto para transporte de hidrocarbonetos, com 2" de diâmetro que era de ferro fundido e ligava um campo de produção à uma estação de carregamento de vagões, a uma distância de 8 km na Pensilvânia. Já em 1930 teve início o transporte de produtos refinados entre a Refinaria de Bayway, próximo à Nova York e a cidade de Pittsburg. Segundo alguns autores,