Modal de Transporte
O transporte é um dos elementos mais importantes e utilizados nas grandes empresas, representa também uns dos maiores custos logísticos. Este trabalho citará os cinco modais de transporte, suas vantagens e desvantagens e a importância na decisão em qual utilizar. Explicará especificamente sobre o transporte aéreo, seus custos logísticos, sua utilização no Brasil, algumas criticas e comentários feita pelo Secretário Nacional de Aviação Civil, pela Presidente da Firjan (O Sistema FIRJAN é um importante parceiro das empresas do Estado do Rio de Janeiro na busca pelo desenvolvimento) e alguns outros.
2. ASPECTOS GERAIS
Devido ao crescimento do comércio internacional e como consequência o aumento das exportações do mercado interno, a logística tende a acompanhar essa expansão, oferecer suporte e auxiliar o sucesso adquirido.
Para essa mercadoria chegar a seu destino estipulado é essencial os modais de transporte que desde muito tempo vem sendo utilizado para ser entregue no tempo determinado.
Mesmo com o avanço da tecnologia o uso dos modais é fundamental, pois as empresas buscam na logística de transporte aumentar o lucro e diminuir o tempo, ganhando assim algum crédito diante do cliente, surgindo seus benefícios e aumentando suas concorrências.
É de mera importância observar e fazer a escolha certa, a empresa deve analisar a necessidade dos clientes, as características dos produtos, organização e estrutura da empresa, intervenções governamentais e a disponibilidade dos transportes e instalações, podendo atingir os diversos mercados de forma rápida, segura, com custo reduzido e expandindo seu nível de serviço a ser desenvolvido especialmente para o cliente.
Observamos os percentuais de ocupação de transportes considerados na matriz de transportes no Brasil definindo os percentuais de utilização dos principais modais:
Rodoviário – 60,49%
Ferroviário – 20,86%
Marítimo – 13,86%
Dutoviário – 4,46%
Aeroviário –