Rampa Energetica
INSTITUTO POLITECNICO – Centro Universitário UNA
RAMPA ENERGÉTICA
CURSO: Engenharia Civil
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA.
2. SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA E SISTEMA DE PROTEÇÃO ELÉTRICA
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA
Grande parte das atividades humanas necessita de energia elétrica para serem realizadas e sua demanda só aumenta ao passar dos anos. Cada vez mais é notória a preocupação da sociedade com meio ambiente, e ultimamente vimos diversos tipos de aparelho que geram energia de forma limpa. Pensando nisso o inventor Ricardo Pongiluppi desenvolveu o “Gerador Elétrico para Estacionamentos” um tipo de energia ecologicamente correto e viável economicamente. Hoje o maior desafio é a busca por investidores para a implantação do mesmo no país (PONGILUPPI,2012).
4. OBJETIVO
Apresentar a proposta de geração de energia por meio de um gerador interligado a uma rampa e avaliar as vantagens do mesmo devido ao seu custo benéfico, economia de energia, sustentabilidade, segurança e praticidade.
5. Revisão Bibliográfica Pensando em algo extremamente novo no mercado Ricardo Pongiluppi desenvolveu uma rampa onde o veiculo ao descer por ela aciona um cabo de aço que por sua vez aciona um gerador assim transformando a energia mecânica em energia elétrica.
A ideia de uma rampa energética e usa-la como uma fonte de energia complementar para a alimentação de luzes externas, cancelas e demais tipos de equipamentos do estabelecimento onde a mesma será instalada.
Esse tipo de energia que a rampa proporciona e totalmente limpa sendo assim eco eficiente, as vantagens da rampa energética são seu custo benéfico, economia de energia, sustentabilidade, segurança, fácil e rápida instalação e praticidade (Pongiluppi, 2012).
A rampa não possui complexidade de instalação, seus componentes são fabricados no Brasil.
6. Desenvolvimento
A rampa energética consiste em um gerador de energia instalado em uma rampa