Modais do transporte
A globalização da economia mundial está impondo a países e regiões, uma aproximação, visando melhor explorar as suas potencialidades econômicas, procurando tornar seus produtos competitivos em qualquer parte do mundo.
Neste contexto, insere-se o transporte de pessoas e mercadorias das mais diferentes regiões produtoras do nosso continente Sul-americano e, o seu deslocamento, necessita estudos referentes ao que existe disponível nos vários modais .
Como estes estudos envolvem o território de vários países, teremos que inicialmente desenvolver um Plano Geral que apresente o desejo de cada País , quais os seus projetos, a viabilidade e previsões para a consecução dos objetivos. Cada vez mais a logística do transporte tem influência no preço das mercadorias.
Atualmente, o modal rodoviário é o mais utilizado na região pela sua versatilidade, mesmo tendo um custo mais alto.
Apesar da exiguidade de recursos, existem elementos suficientes para justificar a obtenção de fundos para a execução de estudos completos, que poderão ser desenvolvidos por organismos governamentais, ou empresas internacionais de consultoria, bem como a busca de financiadores que se interessem por algum dos projetos como um todo.
MODAL FERROVIÁRIO
CENÁRIO ATUAL
Dois acontecimentos importantes estão ocorrendo no cenário da economia mundial, que estão influenciando as decisões de integração do mercado americano.
O primeiro, é o deslocamento do eixo que coordena a economia mundial. No passado recente, localizava-se no Atlântico Norte e, atualmente, posiciona-se em torno do Pacífico, onde localizam-se nações dotadas de considerável poder econômico, político e tecnológico: Estados Unidos, Canadá, Rússia, Japão, China, os tigres asiáticos e Austrália.
O segundo, é a crescente regionalização da economia internacional, com a formação de blocos continentais, economicamente integrados, competindo acirradamente no mercado mundial e facilitando a comercialização entre