Modais de transportes
Os transportes de cargas possuem cinco tipos de modais, cada um com custos e características operacionais próprias, que os tornam mais adequados para certos tipos de operações e produtos.
Os cinco tipos de modais de transporte são: ➢ Rodovias ➢ Ferrovias ➢ Aerovias ➢ Hidrovias ➢ Dutos
A escolha de cada modal reflete na condição e necessidade específica sobre o material a ser distribuído, o ritmo de distribuição (tempo, prioridades) e o custo logístico.
Transporte Aéreo
O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes.
É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores, softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas
É mais adequado para viagens de longas distâncias e intercontinentais.
Seria errado pensar que só mercadorias de pequeno porte ou de alto valor comercial ou só as cargas muito urgentes são transportadas por via aérea.
Transportes de porta a porta, do local de produção ao usuário final, completam as soluções logísticas oferecidas pelas companhias aéreas que hoje se dedicam ao transporte de carga. No modal aéreo, a contratação da carga se dá normalmente através dos agentes de carga aérea que, de posse das informações sobre o tipo de carga a ser embarcada (volume, peso bruto, número de volumes e valor da mercadoria), procederão a escolha da companhia aérea que ofereça as melhores condições de frete. Além de angariar fretes, alguns agentes de carga oferecem ao cliente outros serviços relevantes, tais como coletar a carga na fábrica ou local de origem, empacotar e marcar volumes, etc.
No transporte aéreo, quanto maior o peso da mercadoria, menor o valor do frete unitário. Consequentemente, o exportador de pequenos lotes deve privilegiar o agente que se mostre capaz de