modais de transporte
WEBAULA 1
1.0 INTRODUÇÃO 1. Transporte: atualidades e modalidadesCaros alunos! Devido à evolução do homem, a forma de transporte evoluiu. A forma de transporte nômade não existe mais, hoje as empresas utilizam de tecnologia de ponta para o transporte de seus produtos.
Segundo Faro e Faro (2010), não existe meio de transporte ideal. Neste caso, a escolha do transporte deve ser precedida através da análise de inúmeras variáveis de avaliação e não apenas do custo de movimentação da carga. Deve-se levar em conta as características da mercadoria e do mercado que a empresa pensa em atingir, além de se pensar a distância bem como o tempo exigido para que seja efetuada a entrega do produto negociado.
Baseado nestes princípios, os autores acima citados afirmam que o transporte de produtos, na forma como entendemos hoje, surgiu com a movimentação pelas próprias mãos do homem pré-histórico de tudo que pudesse carregar consigo mesmo, em sua circulação de um ponto a outro do território onde habitava (FARO; FARO, 2010).
Neste processo evolutivo, o homem não apenas aprendeu a domesticar animais, mas também desenvolveu a sua capacidade inventiva, criando utensílios que pudessem auxiliá-lo nessa tarefa. Um exemplo destes utensílios pode-se citar os avanços de certos povos sobre os rios, mares e oceanos, alcançando novas regiões e continentes.
Para Churchill e Peter (2005) para se selecionar é necessário levar em consideração fatores como custos relativos, velocidade e flexibilidade para transportar tipos diferentes de produtos.
Segundo Marchetti e Ferreira (2014), a logística de cargas é fundamental para a economia de um país. O gerenciamento do fluxo de bens e serviços perpassa praticamente todas as atividades econômicas, influenciando a competitividade das empresas. Nas últimas duas décadas, a logística assumiu maior relevância, em função das pressões competitivas decorrentes da maior abertura comercial. O custo logístico no Brasil, por