Modais de transporte
Aparelho Mais Leve do Que o Ar
⦁ O Zeppelin, um veículo mais leve que ar, o famoso dirigível do conde Ferdinand Zeppelin, fez seu primeiro vôo bem sucedido em 1900. Durante a I Grande Guerra, estas aeronaves foram empregadas no reconhecimento e bombardeio da Inglaterra.
⦁ Inúmeros vôos intercontinentais foram feitos pelo Zeppelin. No Brasil foi construído um campo de pouso e um enorme hangar para esse dirigíveis em Sepetiba, no estado do Rio de Janeiro. Depois de uma série de desastres, esse projeto foi abandonado.
Pai da aviação
⦁ Foi o brasileiro Santos Dumont quem fez, em 1906 em Paris, o primeiro vôo em uma aparelho mais pesado que o ar da história, no seu 14º projeto de dirigível, batizado de 14 bis;
⦁ Estava inaugurada a aviação como a conhecemos hoje.
Correio Aéreo Brasileiro
⦁ Vôos intercontinentais e ao redor do mundo tornavam-se realidades. Em 1916 foi criado o correio aéreo dos Estados Unidos da América;
⦁ No Brasil, a 12 de junho de 1931 foi realizada a primeira viagem do Correio Aéreo Militar, atualmente denominado Correio Aéreo Nacional, levando correspondência do Rio de Janeiro para São Paulo, em um avião Curtis Fledgling. O tempo de viagem foi de cinco horas e 20 minutos.
História e Utilidade
⦁ Como qualquer outro sistema modal, o transporte aéreo, seja de cargas ou passageiros, tem por finalidade unir mercados produtores e consumidores.
⦁ Por um longo período de tempo não houve atividade comercial mais elitista que a aviação comercial. O próprio ato de viajar ou trabalhar nela já conferia status às pessoas.
⦁ Foi a I Grande Guerra que impulsionou o modal aeroviário. Aviões eram utilizados para observação e reconhecimento, bombardeio, ataques e buscas.
⦁ No período pós-guerra havia um saldo de aviões e motores, bem como havia muitos pilotos preparados. Muitos deles voltaram suas atenções para a aviação comercial.
⦁ Pioneirismo da VARIG
⦁
Depois de seis autorizações concedidas pelo governo federal entre