pesquisa sobre a crise econômica mundial
Trabalho de Ciência Política -Teoria Geral do Estado Tema: Pesquisa sobre a Crise Econômica Mundial Aluno: David A dos Santos -1º Semestre de Direito
Crise Econômica Mundial de 2008 suas causas e consequências:
O capitalismo tem como característica a sucessão de ciclos econômicos, ora de expansão e outro de contração, as causas dos ciclos contracionistas sempre são excessos de ocorridos nos períodos de expansionistas.
Atualmente estamos vivendo um período de transição do fim da crise econômica iniciada em 2008.
Esta crise em questão foi motivada pelos excessos do período de expansão de 2003 à 2007, período ocosionado a resposta da crise econômica do final da década de noventa ocorrida no Sudeste Asiático, México e a quebra das empresas de comércio que utilizavam a internet como meio de operação econômica.
A partir do processo de desregulamentação financeira iniciada a partir da década de 70 e 80 nos Estados Unidos e Inglaterra cosntruída como resposta a implementação do projeto político – econômico do neoliberalismo implementados pelos governos de Richard Nixon e Ronald Reagan nos EUA e de Margaret Thatcher, nasceu um processo que a geração de riqueza dissociou-se da produção real econômica.
No final da década de 80 teve-se o primeiro lampejo de crise, ocorrida em 1987 com a quebra do sistema de poupança e empréstimo nos EUA – com a quebra da bolsa de Nova York,daí em então foram uma sucessão de crises como causa de principal a extrema especulação financeira.
Isso é tão evidente que num levantamento da Mckinsey Global em 2003 o total de estoque de ativos financeiros remontava ao valor total de US$ 118 trilhões,isto era o equivalente a 3 vezes o pib mundial daquele ano.
A crise econômica de 2008 foi ocasionada pela quebra do Lehman Brothers, mas na verdade foi a quebra do sistema de empréstimos imobiliários de alto risco conhecido como Sub-Prime.
Esse sistema baseava-se na concessão de empréstimos imobiliários , sem entrada e de