Moda
O vestido de noiva é um produto de moda e, por esse motivo, é efêmero e está sujeito a mudanças constantes de modelagem, tecidos e tendências.
Afinal, a moda é efêmera e seus produtos acompanham essa necessidade de renovação. Na produção de um vestido de noiva todas as etapas da produção do vestuário estão presentes, desde o cronograma até a distribuição, passando, por exemplo, por etapas de pesquisa, inspiração, escolha de cores e materiais, criação, elementos de design e estilo, elaboração de desenhos, modelagem, estamparia, produção, lançamento e divulgação.
O design abrange diversas áreas e conceitos, e atribui ao produto de moda a união da funcionalidade com a estética. Segundo Da Rosa (2009), além desses fatores fundamentais, o design deve agregar ao produto de moda emoção e usabilidade. No caso dos vestidos de noiva, historicamente a usuária deseja sentir-se única no dia mais especial de sua vida. O vestido escolhido especialmente para esse dia deve trazer prazer fisiológico (responsável pelo conforto), prazer social (status), prazer psicológico
(usabilidade) e ideológico (carregando fatores religiosos e culturais). Quando um vestido de noiva é desenvolvido, é necessária uma análise histórica, sociocultural e econômica, para que seja inserido o valor simbólico, e a compreensão de quais emoções devem estar registradas na peça e como o produto poderá tocar a usuária, em forma de interação com o prazer por ele oferecido. “O designer deve identificar os modos pelos quais se faz a representação sígnica. [...] Desse modo, o produto é tratado como portador de representações, participante de um processo de comunicação do destinatário consigo mesmo, com o produto e com os outros, por meio do produto.” (Niemeyer 2008)
Relação da peça com as normas técnicas estudadas anteriormente.
As normas técnicas podem estabelecer