moda: anos 90
Até a metade da década de 90, o exagero dos anos anteriores ainda influenciou a moda. Foram lançados, por exemplo, os jeans coloridos e as blusas segunda-pele, que colocaram a lingerie em evidência. Isso alavancou a moda íntima, que criou peças para serem usadas à mostra, como novos materiais e cores.
A música pop mundial perdeu pontos como principal rítmo. O que fez sucesso realmente foi o Hip Hop, Rapcore e principalmente o Grunge, com bandas de destaque de toda essa década: Nirvana, Alice in Chains, Rage Against The Machine, Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam, Foo Fighters, Soundgarden, Stone Temple Pilots, The Smashing Pumpkins que duraram até o final da década, dando influência a outras bandas que dominam até hoje o mundo musical como Linkin Park(Também fundada nos anos 90) e Coldplay. No Brasil a Lambada explode no início da década com o sucesso da novela Rainha da Sucata.
O cinema da década de 1990 caracteriza-se com a junção do "pop" com o "clássico", acreditando-se que ainda é possível inventar, reinventar e criar grandes obras, usando o termo diversidade. Foi também nesse período que o cinema brasileiro realmente despontou nas produções com os filmes O que É Isso, Companheiro? (1997), indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro, e com Central do Brasil (1998), que ganha o Festival de Berlim e o Globo de Ouro, além de consagrar Fernanda Montenegro como a grande atriz da América Latina.
Com a evolução da tecnologia, a década de 1990 apresentou inovações em diversos de seus filmes, concretizando o sucesso desse novo padrão.
Os anos 90 foi marcado por estampas geométricas, minimalismo e muitas, muitas cores, o exagero é a graça deste estilo.