Mobiliário no posto de trabalho
CAMPINAS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
MOBILIÁRIO NO POSTO DE TRABALHO
; RA
; RA
; RA
; RA
Introdução
A ergonomia tem como objetivo melhorar as condições de trabalho permitir assim: maior conforto operatório e segurança, integrando critérios de produtividade e qualidade. Ela se aplica ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, cognição e layout com o objetivo de melhorar a segurança, satisfação e bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. O resultado será, maior eficiência no trabalho, um ambiente mal planejado pode gerar desconforto, doenças e mal-estar acarretando em perda de produtividade. As condições de insalubridade e desconforto são minimizadas ou até eliminadas, sendo adequadas às capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador. Pode-se dizer que nosso corpo foi concebido especificamente para o movimento. Entretanto com o avanço da tecnologia, é cada vez maior o numero de pessoas que permanecem sentadas por longos períodos, e na maioria das situações de forma incorreta.
1. Definição de Ergonomia.
Derivada das palavras gregas ERGON (trabalho) e NOMOS (leis, regras, normas), ou seja normas para o trabalho, a ergonomia é definida de várias maneiras, sendo uma delas: como uma ciência interdisciplinar, que compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria e a sociedade no trabalho. O objetivo prático da ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente ás exigências do homem.
1.1 História da ergonomia
A ergonomia embora considerada uma ciência nova vem desde o começo do desenvolvimento da espécie humana. Australopithecus Prometheus selecionava seixos dos ossos de antílopes para fazer suas ferramentas numa clara exposição de selecionar e criar objetos para que suas tarefas ficassem mais fáceis de serem