laudo ergonomico
LAUDO ERGONÔMICO
2014
Resumo
Trata-se de um laudo ergonômico que retrata as condições de trabalho de um proprietário e também funcionário de uma empresa prestadora de serviços ao consumidor. O laudo foi elaborado mediante o levantamento e análise das posturas inadequadas, da falta de organização, das condições ambientais e do mobiliário do referido posto de trabalho, utilizando como fundamentação as exigências contidas na NR 17 – Ergonomia e na NBR 5413 – Iluminâncias de Interiores. O laudo também apresenta sugestões para melhoria do posto de trabalho.
1. Introdução
Existem vários conceitos de ergonomia, através dos estudos concluídos em sala de aula, obtivemos o seguinte conceito: ”é o estudo da adaptação do homem ao trabalho”. Todo ambiente de trabalho deve proporcionar conforto e segurança ao trabalhador. Estes são dois aspectos que podem assegurar o bem-estar, a satisfação, a redução de riscos de acidentes e de doenças ocupacionais. Com isso, o trabalhador irá aumentar o seu envolvimento com a sua tarefa, melhorando a qualidade do serviço prestado e com ganho de produtividade para o empregador. Esse laudo evidencia o posto de trabalho do proprietário e funcionário do bar Povo Louco, com uma jornada de trabalho de 13 horas diárias. Neste posto de trabalho foram levantados os dados para a análise ergonômica em conformidade com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, como base a NR 17 – Ergonomia e ainda, as recomendações previstas na NBR 5413 – Iluminâncias de interiores.
2. Descrição geral da tarefa
Jornada de trabalho de 203 horas semanais, sendo de 12h00min a 01h00min de segunda a sexta-feira, e das 10h00min ás 03h00min nos finais de semana.
As atividades realizadas pelo executante requer uma carga horaria de aproximadamente 13 horas, sendo elas divididas em algumas tarefas específicas, tais como: em média quatro horas da