Mobilização no Brasil
Fascículo 5
Tema:
Mobilização no Brasil
Objetivo:
Demonstra o porquê da GREVE dos profissionais da educação do estado de Mato Grosso.
Introdução
Através de varias manifestações o SINTEP – MT se mobilizou e levou multidões de profissionais da educação as ruas do Estado de Mato Grosso a reivindicar melhorias na educação publica e melhor qualidade de vida. Mobilizando Segundo levantamento do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) o percentual de adesão à greve ultrapassa os 80%. O índice é considerado um sinal de indignação dos educadores diante da política educacional executada pelo governo estadual.
Recursos:
Internet, Revista, Jornal e Tv.
Greve 2013
Os professores da rede pública de Mato Grosso estão em greve desde 12 de agosto de 2013, realizou um manifesto no dia 13 de agosto que reuniu caravanas de todo o estado, na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá. A categoria reivindica a realização de concurso público, melhoria na infraestrutura das escolas e ampliação de 30% dos recursos na educação.
Conforme a pauta de reivindicações, a categoria exige a dobra do poder de compra dos educadores, imediata realização de concurso público, chamamento dos classificados do último concurso, garantia da hora-atividade para interinos, melhoria na infraestrutura das escolas, aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição Estadual e autonomia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nos recursos devidos na área.
Além da manifestação na Praça, os professores realizaram uma passeata nas principais avenidas da região central. Eles percorreram as Avenidas Getúlio Vargas, Barão do Melgaço, Isaac Póvoas e retornaram para a Praça Alencastro. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes Nascimento, declarou que 80% dos professores da rede estadual da baixada cuiabana já aderiram a greve, que seguirá por tempo