MOBILIDADE URBANA
O trecho escolhido para analise foi a Avenida do Estado próximo á Avenida das Juntas Provisórias.
A Avenida do Estado cruza a cidade, pois ela liga a região do ABC até a Marginal Tiete.
Por ser uma avenida antiga, já com 83 anos de existência, ela é uma das avenidas mais degradadas da cidade. Ela passa por regiões com galpões abandonados, favelas, cortiços e industrias.
A avenida do Estado também liderou o ranking de acidentes no primeiro semestre do ano de 2013. Foram 147 ocorrências somente de janeiro a junho.
(Região do ABC).
O Expresso Tiradentes é um dos meios de transporte coletivo mais eficiente do país. Ele acompanha uma parte da Avenida do Estado ao longo da sua extensão.
Mas mesmo com o Expresso
Tiradentes o corredor de ônibus que passa pela avenida é de extrema importância, já que muitas pessoas que moram na região do ABC não tem fácil acesso ao BRT. E as estações ficam distantes uma das outras.
Hoje é necessário a melhoria de vários pontos ao longo da avenida, como maior fiscalização na região do ABC, pois o índice de assaltos é muito alto o que faz com que as pessoas optem por outros trajetos.
Limpeza e padronização de fachadas, a avenida apresenta grande poluição visual, industrias e galpões abandonados apresentam as fachadas pixadas e depredadas.
Melhoria das calçadas que estão em desnível e esburacadas, e também é necessário o rebaixamento de guia para
deficientes.