mobilidade urbana
Por este motivo a LDB define que os Estados e Municípios devem ser responsáveis pelo transporte escolar dos alunos que estudem na rede pública de ensino. O governo Federal é o responsável por prestar assistência técnica e financeira para que este direito seja garantido, tal direito também é assegurado pelos estudantes rurais. Cerca de 350 mil alunos são transportados por embarcações (atualmente seriam necessárias de 10 a 15 mil embarcações). Em fevereiro havia perspectiva de serem entregues 670, número bem inferior a demanda necessária.
A situação destes estudantes ainda é agravada pois o transporte terrestre é sucateado por falta de manutenção, as vias não são pavimentadas e nos períodos de chuva a situação se torna caótica, a falta de qualificação dos condutores com o acumulo da falta de manutenção destr4s veículos resultam em transporte de péssima qualidade que são utilizados pelos alunos.
Os fatores demográficos e o isolamento espacial também contribuem para essa problemática, 12% são alunos rurais totalizando cinco milhões de usuários.
Este aluno rural ainda enfrenta o problema da falta de estrutura das instituições de ensino, faltam professores, laboratórios, bibliotecas, e até mesmo energia. Alunos com algum tipo de deficiência física ou mental são parte integrante de tal benefício. O transporte inclusivo é disponibilizado ao estudante e a um