Mobilidade Urbana
O projeto em questão é o BRT Transcarioca, que ligará o Aeroporto Internacional do Galeão à Penha e a Barra da Tijuca, dois tradicionais bairros cariocas.
A obra, segundo informações oficiais, está com a conclusão prevista para o final de 2013, tendo começado em março de 2011 todo o processo.
O site portal 2014, meio de comunicação da transparência das obras públicas envolvidas na Copa, mostra um orçamento inicial de R$ 1,883 bilhão no contrato público celebrado com o consórcio Transcarioca, que envolve as construtoras Andrade Gutierrez e Delta.
Para situarmos a grandiosidade do projeto, o corredor especial para os articulados terá 39 km de extensão, passando pelo setor hoteleiro e por áreas nobres da capital fluminense. Exatamente por percorrer este trajeto, os imóveis que serão afetados pelas desapropriações para a concretização deste empreendimento possuem um valor altíssimo de mercado, mas seu valor venal ( usado para ressarcir os proprietários pela desapropriação) são bem mais baixos, o que gera uma briga judicial.
Ao todo são 3,6 mil imóveis desapropriados, tendo mais de 10% deles entrado com recursos ou para impedir a desapropriação ou pedir ressarcimentos maiores.
Levando-se em conta o payback, para esta parte da população específica não teremos boas notícias para dar, mas para o governo nas suas diferentes esferas de poder, o retorno em forma de impostos e o ganho social, possibilitando pessoas de se locomoveram mais rapidamente e por um custo mais baixo, é uma das formas de se mensurar um bom payback
Referencia:
SANTOS, Robinson P.; GIRALDELLI, Rodrigo R.; RHEINHEIMER, Claudir. Análise de Viabilidade de Projeto. 22 ed. Maringá: Núcleo de Educação a Distancia, 2012. 62p.
PORTAL 2014. Andamento das obras. 2013. Disponível em: http://www.portal2014.org.br/cidades-sedes/RIO+DE+JANEIRO/ . Acesso em: 16 de julho de 2013.
GALERIA DE FOTOS