Mobilidade urbana
Segundo Mario Petrocchi, no livro TURISMO: PLANEJAMENTO E GESTAO, quando areas urbanas se expandem, crescem as demandas infra-estruturais e de serviços publicos. O planejamento do turismotem, entao, que levar em conta a capacidade de carga do lugar para receber visitantes e moradores permanentes e prever adaptaçõesnecessarias a expansao projetada. A capacidade do destino sera a consolidação das capacidades de carga dos elementos do destino - significa dizer que o planejamento , deve estudar a regiao como um todo, mas tambem a utilização de uma cacjoeira, por exemplo, dimensionando sua capacidade maxima em receber turistas.
O planejamento do territorio para o turismo se inicia com a delimitação fisica do destino. Sempre com a visão de mercado, o planejamento passa para a definição do modelo de nucleo que sera adoatdo: modelo aberto, modelo fechado ou ambo.
Outra etapa é a verificação dos espaços ja ocupados pelo nucleo urbano exisatente e o diagnostico desse nucleo, se os espaços necessitam ou nao de processos de urbanização, estudos de melhorias, modernizações e adaptações para o turismo.
Se as areas consideradas ainda nao foram ocupadas, é preciso estudar e otimizar a sua utilização. Muitas vezes, o planejamento considera simultaneamente as duas ações: atua para melhorar os nucleos existentes e projeta expansão do sistema em areas livres e, preferencialmenteadjacentes à area urbana existente.
A orientação pelo mercado direcionara questoes como:
a) as faixas de renda dos segmentos de mercado-alvo poderao influenciar da definição entre os modelos aberto ou fechado; se ha mercado potencial de alta renda ou hipotese de atingir o meracdo internacional, entao havera opções para modelos fechados; se o mercado e regional e de renda menor, o planejamento se voltara para os centros de turismo popular;
b) seleçõ de areas favoraveis para os empreendimentos do turismo, visando a melho0r equação de custo-benefico;
c) a definição de prioridades em