mmamdlaojojodj
465 palavras
2 páginas
O ano de 2001 vai ser lembrado nos livros de história pelos inusitados ataques terroristas aos Estados Unidos, em 11 de setembro, contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, nos arredores de Washington.Avanços tecnologicos de 2001Avanços na produção de computadores minúsculos, progresso na decodificação do genoma humano e a elucidação de alguns dos enigmas do Sol lideraram a lista de conquistas científicas notáveis em 2001, disse a revista Science.
Novas drogas para o tratamento do câncer, a constatação de que o aquecimento global é de fato causada pelo homem e as pesquisas sobre superátomos "frios" também entraram para a lista anual das 10 maiores conquistas divulgada pela Science, revista publicada pela Associação Americana para o Progresso da Ciência.
Mas, segundo Phil Szuromi, editor supervisor sênior que ajudou a fazer a seleção dos temas na revista, o que realmente se destacou foi o trabalho feito com os minúsculos nanocomputadores. Embora ainda faltem alguns anos para que um computador verdadeiro do tamanho de algumas moléculas possa virar realidade, é muito fácil visualizar seu potencial, disse Szuromi. "Pode-se imaginar o nanocomputador movendo um sensor que ficaria dentro do corpo, monitorando o nível de um medicamento ou de insulina", explicou ele em entrevista telefônica.
Outra possibilidade seria seu uso em luzes "inteligentes", capazes de automaticamente sentir o nível de luz e ajustar a iluminação de acordo. Os outros avanços citados pela associação científica são:
- A publicação de sequências detalhadas do genoma humano, em fevereiro.
- A criação de medicamentos com alvo, capazes de localizar e corrigir os defeitos das células causadoras do câncer. Um deles, o Gleevec, está sendo vendido pela Novartis para tratar um tipo de leucemia.
- O trabalho com os "superátomos" superfrios, chamados condensado de Bose-Einstein. Eric Cornell e Carl Wieman ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2001 por seu trabalho