mkt nao sobrevive sem endo
Campus Centro I – Presidente Vargas
Marketing não sobrevive sem Endomarketing
Rodrigo Veiga
Ramon Waltz
Regina Rianelli
Resumo:
O presente Artigo tem como objeto de estudo a importância do endomarketing para o uso do marketing como papel estratégico da comunicação interna no processo de fidelização do empregado à marca. Concordando com o objetivo primordial de evidenciar a força da comunicação interna na contribuição para o referido processo,por meio de um conjunto de ferramentas de marketing, ela pretende comprovar os ganhos que uma empresa pode ter ao manter seu publico interno comprometido, dedicado e fidelizado à sua marca.
Para provar e demonstrar tal teoria, a metodologia aplicada para a realização deste estudo, foi uma ampla pesquisa bibliográfica, amparada por entrevista realizada com um especialista em endomarketing Paulo Bertone. (2014)
Ao final da mesma, as conclusões que foram passadas demonstram que o Marketing não sobrevive sem o endomarketing e que o reconhecimento do empregado como principal elo da empresa com o cliente faz da Comunicação interna o mais competente canal para a conquista da fidelidade à marca e por extensão, a peça chave na estratégia de fidelização de clientes, intimamente relacionada à imagem que a empresa reflete.
Certo mesmo é o que já vem sido facilmente percebido, sobretudo, no ambiente das grandes empresas. A comunicação interna tem força suficiente para agregar valor à marca, assumindo a forma de relações publicas de marketing interno.
Saltar do degrau de valor para o degrau superior de fidelização à marca pelo empregado, é somente uma questão de visão e ação estratégica.
Após a análise dos dados obtidos, verificou-se a correlação entre o endomarketing e comprometimento, sendo este fator positivo para a empresa.
Palavras Chave: Endomarketing – Marketing - Fidelização - Marca – Cliente
Abstract
This article has as its object of study the importance of internal