Mkt cap.17
Capitulo 9:
Estratégia: é a implantação de um conjunto de objetivos que visa a adaptar a empresa ao ambiente externo ou modificar esse ambiente para melhorar suas chances. Para definir a estratégia competitiva e tecnológica, é preciso articular os ambientes externos e internos a empresa enfatizando o acesso ao conhecimento. A estratégia tecnológica deriva da estratégia competitiva e a articulação entre as duas é muito importante.
A escolha de uma estratégia esta associada aos objetivos de seus dirigentes e acionistas.
Estratégia ofensiva: é adotada por empresas que buscam liderança tecnológica em determinados segmentos da indústria. A inovação pode estar no projeto do produto, no processo de produção, no modelo de negócios, na forma de prestação de serviço, na logística de distribuição ou no design original. A empresa que adota uma estratégia inovadora ofensiva precisa contar com a boa capacidade criativa e técnica.
Outra forma de inovar é identificar soluções particulares para clientes existentes ou potenciais, desenvolvendo assim um novo mercado.
A empresa deve estar preparada para investir em longo prazo e assumir riscos importantes, como propaganda e marketing, logística e criação e adaptação de novas rotinas organizacionais.
Estratégia defensiva: empresa não quer correr o risco de ser a primeira a inovar, mas tmb não quer ser deixada para trás em termos tecnológicos. Ela espera aprender com os erros dos pioneiros e aproveitar a abertura de um novo mercado para oferecer soluções mais seguras e consistentes. Ela não pretende apenas copiar.
Para manter sua parcela no mercado, a empresa defensiva precisa desenvolver produtos tão bons quanto os dos concorrentes e incorporar novas características que os diferenciam em design, preço e performance.
Estratégia imitativa: a empresa não aspira ser líder ou ter grandes lucros com a introdução da inovação. Ela pretende apenas marcar sua presença no mercado,