Mitose
Observação de estádios da fase mitótica nas células da raíz da cebola
Procedimento:
Material: raiz de cebola vidro de relógio lamparina de álcool lâminas e lamelas material de dissecção ácido clorídrico orceína acética papel de filtro Modo de proceder:
1- Misture, num vidro de relógio, nove partes de orceína acética com uma parte de ácido clorídrico. A função do ácido clorídrico é dissolver as lamelas medianas que unem as células umas ás outras.
2- Corte três a seis vértices vegetativos com cerca de 2mm de comprimento. Coloque-os na solução preparada em 1.
3- Aqueça o vidro de relógio,passando-o três a quatro vezes sobre a chama, até se soltarem vapores. Não deixe ferver.
4- Tire um vértice vegetativo para uma lâmina de vidro e corte cerca de 1mm a partir da extremidade, rejeitando a parte restante.
5- Coloque uma gota de orceína. Ponha o material nesta gota durante 3 minutos. Fragmente-o com uma agulha espatulada. Coloque uma lamela sobre o material e faça pressão com o cabo da agulha.
Resultados:
Interpretação dos resultados:
A fase mitótica engloba a citocinese, que é a divisão do citoplasma, e a mitose. A mitose diz respeito á divisão do núcleo e pode-se dividir em diferentes estádios: a prófase, a metáfase, anáfase e telófase.
Com a observação das células da raiz da cebola, foi possível identificar todos os quatro estádios da mitose, sendo eles:
Prófase, onde se pôde observar os cromossoma já com um certo grau de condensação, apesar de ainda muito dispersos pelo núcleo, que aumentou de volume. Neste estádio cada cromossoma é constituído por dois cromatídeos unidos pelo centrómero.
Metáfase, onde se pôde observar a máxima condensação dos cromossomas. Nesta fase, os cromossomas dispõem-se no plano equatorial da célula, estando prontos para se dividirem.
Anáfase, onde se pôde observar a divisão dos centrómeros, ficando cada cromatídeo a ser um cromossoma independente,