Relatório etapa 2 contabilidade
Conceito ativo: núcleo fundamental da teoria contábil que ainda se encontra em plena discussão.
Refere se ao conceito de ativo e a sua mensuração um aspecto importante mais nem sempre é utilizado pelos estudantes, o conceito de ativo é um conjunto de bens que uma entidade tem, ou como as aplicações de uma empresa sem dar oportunidade a discussão como a definição certa para o termo ativo.
Para o autor Iudícibus (2009) é importante o estudo do ativo que podemos dizer que é o capitulo mais importante da contabilidade pois a sua definição esta ligada a varias funções que ela tem que envolve as receitas e despesas alem de envolver valiosa discussão sobre as diferenças de como chegar para mensuração de elementos patrimoniais, o ativo é muito importante para definição de outros termos como receitas, despesas, passivo, perdas e ganhos.
De acordo com Hendriksen e Van Breda (2007), eles dizem que os ativos são reservas de benefícios futuros, os ativos são benéficos econômicos futuros prováveis que obtido por entidade em consequência de transações ou eventos passados.
A principal característica relativa á capacidade de prestar benefícios futuros é conceituada por Iudícibus para característica fundamental é controlar os ativos e serviços futuros, as entidades que controlam individual e conjuntamente ativos e fatores de produção que são capazes de transformar direta ou indiretamente uma promessa futura de caixa. Segundo Perez e Famá (2006), para contabilidade básica são considerados ativos os bens os direitos de uma entidade moedas a disposição da administração, já sob uma ótica econômica e financeira, os ativos são recursos controlados pela entidade e são capazes de gerar benefícios futuros. Assim pode se considerar um ativo toso ou qualquer elemento da natureza física que seja controlado por uma empresa e que a