Mitose e Meiose - Trabalho sem método científico
Na mitose, a divisão de uma “célula-mãe” gera duas “células-filhas” geneticamente idênticas e diploides (aquelas que não estão diretamente envolvidas na reprodução e que contem cromossomos homólogos organizados em pares) e esse processo é chamado de divisão equacional.
Já na meiose, a divisão de uma “célula-mãe” 2n gera “células-filhas” n, geneticamente diferentes e haploides (células sexuais, gametas). Neste caso, a divisão é chamada reducional.
Interfase: é o período que precede qualquer divisão celular, nele há a preparação para tal divisão, que envolve a duplicação da cromatina, que é o material responsável pelo controle da atividade da célula. Todas as informações existentes ao longo da molécula de DNA são passadas para a cópia. Então, em pouco tempo, cada célula formada da divisão receberá uma cópia exata de cada cromossomo da célula se dividiu.
● Fases da Mitose:
Prófase: é a primeira fase da mitose, onde os cromossomos se condensam, acarretando o desaparecimento dos nucléolos, o fuso acromático, que é um conjunto de microtúbulos (estruturas cilíndricas constituídas de inúmeras moléculas de uma proteína denominada tubulina), também chamados de “fibras do fuso”, orientados de um polo a outro, começa a se formar e a carioteca se desfaz.
Metáfase: seu início é marcado pela desagregação da carioteca e liberação dos cromossomos, já altamente condensados e no citoplasma. É nessa fase que cada cromossomo duplicado na interfase, constituído por duas cromátides-irmãs mais intimamente ligadas na região do centrômero, se torna visível devido ao alto grau dde condensação.
Cada cromátide-irmã possui seu próprio cinetócoro, uma estrutura proteica localizada na região do centrômero e que tem afinidade pelas fibras do fuso. Em determinado momento, os microtúbulos do fuso acromático “fisgam” os cromossomos, capturando-os pelos cinetócoros, e levando-os para a região mediana da célula ou “região equatorial da célula”. O conjunto de