Mitose - Anafase
Falas
OBS:NO MOMENTO QUE FOR FALANDO TERA QUE SER MOSTRADO AS ESTRUTURAS CONTIDAS NA MAQUETE
1: A anáfase é a 3ª fase da mitose, também chamada de fase do deslocamento. Esta fase Ocorre devido a duplicação e divisão do centrômeros dos cromossomos. O centrômero de cada cromossomo duplicado divide-se longitudinalmente separando as cromátides-irmãs.
(obs.: um cromossomo duplicado dá origem a dois cromossomos simples)Obs.: mostrar na maquete o centrômeros, o cromossomos, cromátides-irmãs
2: As cromátides, agora cromossomos-filhos, afastam-se em direção aos centros celulares opostos, orientadas pela fibra do fuso (encurtamento das fibras do fuso). Pode-se considerar que a célula fica temporariamente tetraploide. Células que contém o dobro de cromossomos de uma célula somática normal, que seriam 46 cromossomos, e a tetraploide 92.
3: No deslocamento dos cromossomos-filhos agem simultaneamente duas forças: tração, por parte das fibras cromossômicas, devido ao encurtamento das fibrilas por perda das moléculas proteicas; impulsão por parte das fibras contínuas.
4: Quando os cromossomos-filhos atingem os polos das células, termina a anáfase. Cada polo recebe o mesmo material cromossômico, uma vez que cada cromossomo-filho possui a mesma informação genética.
Ciclo da Mitose
A reposição de células mortas do organismo e o aumento do número de células durante o período de crescimento é dado por um processo de divisão celular denominado mitose. Neste trabalho será explicado detalhadamente como se dá esse processo e a explicação de suas respectivas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
MITOSE ou CARIOCINESE (mito = tecer ; kinesis = movimento)
A mitose está sempre presente nos organismos e pode ser considerada como processo fundamental da divisão celular dos seres vivos. É um mecanismo que garante uma distribuição de coleções idênticas de genes para as células formadas: uma célula diplóide que possui cromossomo aos pares, ou