Mitos
A cultura grega era uma cultura recheada de mitos e na verdade os mitos gregos faziam parte do dia a dia do povo helênico. Os mitos ajudam a demonstrar de maneira palpável e compreensível os conflitos humanos com relação ao princípio de varias coisas. Nesse sentido o mito explica aqueles fatos que não são compreendidos e são tidos como insolucionáveis.
Exemplo do que estamos dizendo é o mito grego com relação a origem das estações do ano com Perséfone e Hades. Para os gregos eram importantes e eram passados de geração para geração. Os mitos gregos tinham relação com os seres divinos, heróis e seres lendários maravilhosos.
Os mitos gregos produziam conhecimento e sabedoria sobre a natureza, ética, filosofia moral e era por meio desses mitos que os gregos deveriam viver.
Os gregos possuíam locais sagrados conhecidos como oráculos onde eles iam buscar respostas as suas indagações, pois acreditavam no poder destes lugares para lhes dar resposta as suas questões. Havia os cultos de magia dos quais podemos destacar: cultos de mistério e o orfismo. Estes cultos não estavam ligados somente aos rituais religiosos, mas também há praticas secretas com finalidades de fazer o bem e o mal. Essas praticas foram muito praticadas na Grécia antiga e em muitos casos os gregos depositavam Katádesmos (lâminas com imprecações mágicas) em tumbas, encruzilhadas e santuários. Essas magias eram contra inimigos políticos, concorrentes, magias amorosas, etc. No Brasil temos rituais parecidos com este, práticos por algumas religiões africanas, como a macumbaria, o candomblé e outras, onde se deposita agora não mais lâminas, mas oferendas aos deuses cridos pelos praticantes destas religiões.
Existe uma tradição ainda no Brasil muito forte que é a da passagem de final de ano aonde muitas pessoas vão a praia e oferecem suas oferendas a deusa do mar e ao fazerem isso acreditam que terão seus desejos alcançados.
Ainda sobre o Brasil o folclore brasileiro é rico em