MITOLOGIA
É a história de personagens sobrenaturais, cercados de simbologia sob a forma de deuses, semideuses e heróis que regiam as forcas da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céu, terra, sol e lua. A mitologia estuda os mitos, narrativas e rituais que os povos antigos revenciavam os deuses e heróis, ela procura a explicação dos mitos que tem um caráter social desde sua origem, e só são compreensíveis dentro do contexto geral da cultura em que foram criados.
AQUILES
Foi um herói da Grécia um dos participantes da Guerra de Tróia, tem a característica de ser o mais belo dos heróis reunidos contra Tróia e também o melhor entre eles, Aquiles era vulnerável em todo seu corpo, exceto em seu calcanhar sua mãe Tétis (Deusa grega do mar) para garantir a imortalidade de seu filho mergulhou Aquiles recém nascido nas águas do Estige (rio que dava sete voltas no inferno) segurando – o pelo calcanhar que não foi banhado pois a mãe segurava por esta parte do corpo. Sua morte foi causada por uma flecha envenenada lançada por Paris que atingiu seu calcanhar, a expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada até os dias de hoje para indicar o ponto fraco e vulnerável de uma pessoa ou instituição.
Exemplo: Era um jovem promissor na carreira que escolhera, mas, infelizmente a droga e o álcool foram o seu calcanhar de Aquiles.
Além de pessoas, o calcanhar de Aquiles também designa o ponto vulnerável de uma organização, de um projeto ou de uma tarefa a ser realizada.
Exemplo: O calcanhar de Aquiles das compras pela Internet é a demora na entrega dos produtos encomendados.
Calcanhar de Aquiles é também uma canção incluída no último álbum de estúdio da artista Elis Regina.
Muitas dores no calcanhar acontecem devido a uma lesão no tendão de Aquiles, o maior tendão do corpo humano. A tendinite de Aquiles é um desses exemplos e consiste em uma inflamação desse tendão.
http://www.significados.com.br/mitologia/