Mitologia Japonesa
Cerrado- bioma e domínio
Alunos:
INTRODUÇÃO
O bioma Cerrado situa-se em uma posição central no território brasileiro, oferecendo uma espécie de ponte entre a Amazônia, o Pantanal, a Caatinga e a Mata Atlântica. Esse bioma é uma mistura complexa e rica em variedade, composto pela reunião de campos naturais, savanas, veredas e florestas pontuadas por rios, córregos e cachoeiras.
O Cerrado abrange os Estados da região Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além do sul do Pará e Maranhão, interior do Tocantins, oeste da Bahia, Minas Gerais e norte de São Paulo.
É a segunda maior formação vegetal da América do Sul, ocupando um quarto do território brasileiro e pequenas porções da Bolívia e do Paraguai. O Cerrado é reconhecido como a região com savanas mais rica em vida no planeta. Todavia, já perdeu metade da vegetação original: ocupou uma área de 2 milhões de km2, entretanto, hoje são aproximadamente 800 mil km2.
VEGETAÇÃO
A vegetação predominante é constituída por espécies do tipo tropófitas (vegetais que se adaptam às duas estações distintas, como ocorre no Centro-Oeste), além disso, são caducifólias (que caem as folhas no período de estiagem) com raízes profundas. As árvores são, em geral, de pequeno porte com galhos retorcidos e folhas grossas.
Já ocupou 25% do território brasileiro, fato que lhe dá a condição de segunda maior cobertura vegetal do país, superada somente pela floresta Amazônica. No entanto, com o passar dos anos o Cerrado diminuiu significantemente.
É constituído por várias características de vegetação e classificado em subsistemas: de campo, de cerrado, de cerradão, de