Mitologia grega
Neste trabalho mostraremos que, os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos. Para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas através da literatura oral.
Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias atuais e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga.
São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas como Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros que habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler o sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre coisas que estavam acontecendo, esta por sua vez buscava explicações mitológicas para os acontecimentos.
Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material.
Hoje, a maioria das pessoas que se debruça sobre a Mitologia Grega, que por curiosidade, por dever intelectual ou até mesmo por prazer em conhece-la, raros aqueles que retomam a leitura dos mitos tal como era sua origem.
A maioria permite-se conhecer somente fragmentos desconexos e apenas interpretações vinculadas ao conhecimento mais superficial das teorias mais populares. A mitologia e o conhecimento dos mitos vincula-se ao conhecimentos de temas e formas simbólicas que dizem respeito à conflitos e motivações