mitologia grega
Introdução
é uma mitologia vasta e maravilhosa, a qual seria impossível explica-la completamente apenas nesse pequeno trabalho.
Ensinados desde cedo às crianças, os mitos estavam profundamente enraizados na cultura grega e, particularmente, na literatura, na arte e na filosofia. Reis, famílias aristocráticas e até mesmo categorias profissionais, como a dos médicos gregos, procuravam ligar-se genealogicamente a antepassados míticos, divinos ou simplesmente heroicos.
A importância da mitologia grega ultrapassou a Grécia Antiga e também os séculos que nos separam dela. Para a compreensão da cultura Ocidental e, notadamente, o entendimento de grande parte das obras artísticas ou literárias dos últimos 2.500 anos, é crucial conhecer os principais mitos e os mais importantes personagens das lendas gregas.
A mitologia, finalmente, não deve ser confundida com a religião. Mitologia é, simplesmente, um conjunto de crenças diversas e de relatos fictícios; já religião envolve ritual e outros procedimentos que têm a finalidade de estabelecer vínculos com a divindade.
Deuses gregos
Cronos, sabendo que seria destronado por um de seus filhos, devorava a todos logo que nasciam. Reia, sua esposa, o enganou e escondeu o mais novo, Zeus, que foi criado escondido pela ninfa Almateia e pelos Curetes. Quando cresceu libertou seus irmãos do corpo de Cronos através de uma erva dada por Métis, libertou os Ciclopes e os hecatonquiros - que imortalizou - e, unido a todos estes, realizou a titanomaquia, a luta contra os titãs, que vencidos foram jogados no Tártaro. Após isto teve que vencer duas ameaças enviadas por Gaia: os gigantes, contra os quais realizou a gigantomaquia com a ajuda de Héracles e o terrível Tifão contra a qual travou a mais difícil e derradeira batalha. Depois de tudo Zeus assim se torna o novo senhor do cosmo.
Zeus
O filho mais novo de Cronos e Réia é o líder dos deuses que vivem no Monte Olimpo. Ele