Mitologia Grega
A mitologia grega é uma das mais conhecidas e complexas. Pois, os gregos apreciavam as individualidades de cada um, e as contradições que suas virtudes causavam. Isso também explica o fato de todos os deuses terem várias faces. Também era necessário, para conseguir sucesso na vida - como boa colheita, vitória em guerras, sorte no amor... -, que eles agradassem os deuses, fazendo oferendas, festas, rituais sagrados, e sacrifícios.
Os gregos criaram muitos mitos tanto para passar mensagens ao seu povo quanto para preservar a identidade de seu povo. Mitos que duram até hoje, e são a inspiração para muitos livros, filmes, documentários, pessoas...
Medusa
Não há quem não conheça a história de Medusa, a mulher com serpentes no lugar de cabelos e que transformava em pedra quem olhava diretamente em seus olhos.
Fórcis e Ceto, deuses marinhos, tiveram três belas filhas: Medusa, Esteno e Euríale. Por ser tão bela, Atenas - deusa da sabedoria-, escolheu Medusa para ser uma de suas sacerdotisas. As sacerdotisas de Atenas deveriam ser belas, virgens, e não poderiam sair do templo. Medusa então, se tronou a mais bela das sacerdotisas de Atenas, e por ser assim atraía atenção homens, mas a única coisa com a qual Medusa se preocupava era em desempenhar bem suas funções no templo.
Poseidon, deus do mar, sentiu uma paixão incontrolável assim que pôs os olhos em Medusa. Faria qualquer coisa para tê-la. Mas, como sacerdotisa Medusa não poderia sair do templo. Então, Poseidon disfarçou-se entrou no templo, esperou até não haver ninguém no templo, e possuiu Medusa,