Mitologia Grega
De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos, tais como o ciúmes, a inveja, a traição e a violência. Esses deuses representavam as forças da natureza ou sentimentos humanos. Os gregos homenageavam os deuses com ritos, festas e oferendas. Muitas vezes, apaixonavam-se por mortais e acabavam tendo filhos com estes. Desta união entre deuses e mortais surgiam os heróis, também conhecidos como semideuses.
Os heróis (semideuses) eram personagem que estavam numa posição intermediária entre os homens e os deuses gregos. Possuíam poderes especiais superiores aos dos humanos (força, inteligência, velocidade), porém eram mortais. Os heróis aparecem em várias histórias mitológicas da Grécia Antiga. Utilizando suas capacidades especiais, são capazes de vencer monstros, combater vários guerreiros inimigos e atuar em missões que seriam impossíveis aos mortais. Por outro lado, os heróis apresentavam alguns defeitos humanos (psicológicos e corporais). Aquiles, Héracles, Teseu, Perceu, Ajax, Édipo, Cadmo, Atlanta.
Além dos deuses e dos semideuses, também existiam as criaturas (sátiros, ninfas, centauros, sereias, pégasos) e os monstros (minotauro, hidra, quimera, medusa, esfinge, benevolentes).
Era centrada no homem, ou