mitologia grega - Zeus
TRABALHO SOBRE DEUS GREGO PARA OBTENÇÃO DE NOTA DO SEGUNDO BIMESTRE.
SÃO LUÍS – MA
2014
Zeus, filho de Cronos e Réia, deus dos raios e senhor do olimpo o Deus dos Deuses. Foi salvo por sua mãe quando criança para assumir o lugar de seu pai Cronos, que até então comia seus filhos para que eles não lhe tomassem o trono. Réia estava cansada de tanta dor, sofrimento e sangue derramado e decidiu que Zeus iria ser o seu ultimo filho. Assim então deu uma pedra pra Cronos comer no lugar de seu filho Zeus, que pra ela ia crescer e tomar o lugar do seu pai no olimpo acabando com a dor e sofrimento.
Zeus foi criado nos bosques, cresceu e foi combater o seu pai, que até então estava a sua procura desde que soube que seu filho estava vivo e era um perigo para seu império. Eles viraram grandes rivais e começaram a guerra. Na guerra, Zeus obrigou o Cronos a tomar uma poção mágica que reviveu todos os seus irmãos que no passado fora devorado por Cronos, foi aí que Zeus conheceu os seus quatro irmãos; Posseidon, Hades, Deméter e Héstia, ele tinha outra irmã chamada Hera, mais essa foi salva assim como ele.
Começando a guerra Zeus libertou criaturas, ciclopes, que o deram o raio conhecido como o Raio de Zeus que o deu o poder de dominar os fenômenos atmosféricos, podendo controlar raios, trovões, relâmpagos, ficando muito mais forte. Zeus junto com os seus irmãos guerrearam com Cronos em uma batalha que durou mais ou menos dez anos. E assim derrotando o seu pai Zeus subiu ao olimpo junto com os seus irmãos se sentou no trono e começou a comandar junto com seus irmãos o Céu, a Terra, o mar, o tempo e todos os demais deuses.
Zeus era o mais aclamado pelos gregos, podia usar o seu poder para castigar, destruir, punir, mais também podia usar para benção, também mandava chuva para as plantações. Zeus era o deus da razão, ensinava o homem o certo e errado, e alegava para os povos que não há como obter o