Mitologia baco
Baco, relativo a Dionísio na mitologia grega, é filho de Júpiter e a mortal Sêmele, era o deus do vinho e representava a embriaguez, porém também era um promotor da civilização, legislador e amante da paz.
Segundo a lenda, Sêmele pediu para Júpiter mostrar todo o seu esplendor para ela. Júpiter tentou dissuadi-la, porém ela insistiu, fazendo com que o deus mostrasse todo seu esplendor, o que provocou sua morte, pois Sêmele era apenas uma mortal.
Com sua morte, Júpiter pegou o feto, Baco, das cinzas e o colocou em sua perna, gerando assim, o deus do vinho.
Ariadne
Ariadne, uma bela princesa da mitologia grega filha de Minos, tinha um meio-irmão monstruoso, Minotauro. Este monstro vivia num labirinto no palácio de Cnossos. O labirinto era tão complexo que Daedelus, o arquiteto que o construiu, morreu ao não conseguir encontrar a saída. Todos os anos eram entregues a Minotauro 7 rapazes e 7 raparigas de Atenas, como sacrifício.
Um dia um jovem semi Deus chamado Teseu foi a Atenas para matar o Minotauro. Ariadne que amava Teseu receou que este morresse no labirinto, não conseguindo encontrar a saída. Então, entregou-lhe um fio de lã, que ficaria preso na entrada do labirinto, fazendo com que Teseu conseguisse retornar após ter cumprido a sua missão.
Pintor italiano Ticiano
Entre 1488 e 1490, Pieve di Cadore (Itália) / 27 de agosto de 1576, Veneza (Itália).
Aos nove anos de idade, Ticiano (ou Tiziano) Vecellio foi enviado para Veneza a fim de estudar pintura. Por volta de 1518, já dono de um estilo próprio, tornou-se conhecido não apenas em Veneza, mas também nas cortes vizinhas e no estrangeiro. Convidado a fixar-se em Roma, preferiu permanecer em Veneza.
Em 1545, o papa Paulo 3º posou para Ticiano, em Roma, voltando a insistir em que se instalasse nessa cidade; mas Ticiano, apesar de entusiasmado com a obra de Michelangelo e de Rafael, voltou a Veneza.
Em 1547 passou algum tempo na corte de Carlos 5º, em Augsburg. Em 1550 colocou-se a serviço de