Mito
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA
MARIA ALINE DA SILVA
Produção textual interdisciplinar em grupo
FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA
Cruzeiro do Sul - AC
2011
Maria Aline da Silva
Produção textual interdisciplinar individual
FUNDAMENTOS DA HISTORIA
Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comunicação e Linguaguem, História Antiga, Introdução aos Estudos Históricos, Filosofia, Seminário I.
Professores do 1º Semestre
Cruzeiro do Sul -AC
2011
INTRODUÇÃO
No século XIX, a aplicação do pensamento formulado por Auguste Comte na área de análise histórica acreditava que os pesquisadores deveriam encontrar o fator que determinasse a verdadeira história: ela seria algo indiscutível e localizado através dos documentos governamentais que jamais estariam errados, com omissões, ou deturpado. De acordo com tal forma de análise, apenas as histórias militares e políticas teriam importância de serem verificadas. Após a localização dos fatos do passado, deveriam ser criadas leis gerais que explicassem todos os dados coletados. A quantidade de leis deveria ser a mínima possível, até se alcançar uma lei única e universal.
Na verdade, tal posicionamento revela a necessidade de uma pesquisa científica e metódica nas ciências sociais, fruto e tentativa de aplicação do mesmo que ocorre nas demais ciências a partir do século XIX. Até então, as narrativas históricas se limitavam a textos que misturavam credos religiosos com possíveis realidades, impossibilitando de serem separadas um do outro, ou mesmo narrativas de pessoas de destaque que tivessem presenciado os ocorridos.
Atualmente, o positivismo encontra pouca receptividade dos historiadores.