Mito ou realidade
Porque os gatos comem os próprios filhotes?
Não se sabe ao certo o porquê dessa crença, mas os mis velhos dizem: quando a gata come seus filhotes é sinal de seca?
Há várias especulações, de certa forma, deixando claro que essa crença é um MITO.
- Instinto materno: Algumas fêmeas não têm o instinto materno apurado e fazem isso.
- Estresse: Se a mãe estiver sobre forte estresse ou se sentir ameaçada por sua cria.
- Doenças: Muitas vezes não percebemos doenças nos filhotes... A mãe pode detectar isso na hora do nascimento e matar o filho.
Canto do sapo
Quando o sapo canta é sinal de chuva? Não, outro mito passado de geração em geração. Sapos são comuns em todo o Brasil e estudos comprovam que estas crenças não são reais.
Um fato simples é que o sapo usava seu “canto” para “seduzir” a fêmea. Isso ocorre geralmente quando está perto do inverno, não tento nenhuma ligação com o fato de que ele “adivinha que a chuva está chegando.
Tomar banho depois de comer faz mal
Bom, isso depende da temperatura da água e da quantidade de comida ingerida. Se a água estiver muito quente podemos ter problemas para digerir a comida, pois, depois de uma refeição, nosso sangue se dirige em grande quantidade ao sistema digestivo para auxiliar a digestão. Ao entrar em contato com a água muito quente, parte desse sangue que irrigava a região abdominal, desvia para a pele. Isso porque os vasos sanguíneos superficiais se dilatam para deixar passar o calor e esfriar o organismo. Assim, parte do sangue que deveria ajudar no processo digestivo migra para a pele. Come conseqüência disso, o alimento permanece mais tempo no estômago e no intestino, podendo sofrer uma nociva fermentação provocada por bactérias. E quanto mais comida ingerimos, mais demorada a digestão! Pelas mesmas razões não é aconselhada o uso de sauna. Já a água fria não traz tantos problemas de dugestão. O maior problema do banho frio seria, se a pessoa decide nadar depois de comer: o exercício