Mito do unicornio
Retrospectiva, morte, vida, amor, passado, saudade, emoção, tristeza, aprendizado, inocência, simplicidade, felicidade, unicórnio, frutas, velhice, roça, religião, natureza, infância, casamento.
Unicórnio é um ser mitológico, selvagem, assemelha-se com um cavalo, e possui apenas um chifre na cabeça. O unicórnio possui diversos significados, inclusive na religião Católica.Tema de notável recorrência nas artes medievais e renascentistas, o unicórnio, assim como todos os outros animais fantásticos, não possui um significado único
O unicórnio alcançou grande popularidade no ocidente e no oriente, e tornou-se um mito e símbolo da pureza, da virgindade das jovens, tem normalmente o pelo todo branco, e na mitologia são conhecidos por serem doces, símbolo da esperança, amor, majestade. E acredita-se que seu chifre, sangue tem poderes mágicos.
Normalmente ele não convive com o Homem, mas se submete sem maiores problemas diante de uma mulher, especialmente se ela for virgem, chegando a se refugiar em seu colo, quando então pode ser facilmente capturado.Segue frase de Leonardo da Vinci descrevendo: "O unicórnio, através da sua intemperança e incapacidade de se dominar, e devido ao deleite que as donzelas lhe proporcionam, esquece a sua ferocidade e selvajaria. Ele põe de parte a desconfiança, aproxima-se da donzela sentada e adormece no seu regaço. Assim os caçadores conseguem caçá-lo."
A palavra Unicórnio vem das palavras do latim: “unus”, que significa um e “cornu”, que significa chifre. A origem do tema do unicórnio é incerta e se perde nos tempos. Presente nos pavilhões de imperadores chineses e na narrativa da vida de Confúcio, no Ocidente faz parte do grande número de monstros e animais fantásticos conhecidos e compilados na era de Alexandre e nas bibliotecas e obras helenísticas.A figura do unicórnio está presente também na heráldica, como no brasão d'armas do Canadá, da Escócia e do Reino Unido.