Mito da caverna
“O Mito da Caverna”, que é narrado por Platão é uma metáfora da ignorância humana, que às vezes melhor acreditar no que se vê, do que tirar nossas próprias conclusões. Temos que ter a mente aperta para cada assunto e possamos compreender e enxergar melhor as coisas ao nosso redor.
Não queremos que nossos alunos se tornem prisioneiros da caverna, temos que incentivamos a procurar os porquês, para que no futuro consigam entender melhor e tirar suas próprias conclusões, que não se tornem marionetes nas mãos de pessoas manipuladores.
O pedagogo tem que ficar atento aos novos conhecimentos, para que esses sejam passados para seus alunos, ele tem que motivar o aluno para que ele não ache obrigação estudar e sim ter vontade de estar dentro de uma sala de aula.
Não podemos colocar culpa só na escola, se o pedagogo não explorar o que o aluno tem de melhor, se cada um fizer a sua parte todos saem ganhando, vamos ser a maquina do conhecimento que será repassado para eles, temos o dever obrigação de dedicar – se a cada dia, apesar da estrutura fornecida pelo governo na área da educação ser precária, não devemos desistir, precisamos seguir em frente com as ferramentas que temos
O conhecimento nos leva a várias direções onde podemos entender e compreender
Tudo que se passa ao nosso lado é preciso também de compromisso e ética, pois não somos apenas passadores de conhecimento, somos também formadores de opiniões e de certa forma de caráter também dos futuros cidadãos do nosso país.
É preciso estar preparado psicologicamente para situações difíceis que a vida nos prega, é preciso de criatividade para saber trabalhar com diferentes pessoas, e ter uma boa comunicação uma vez que é através dela que ocorre o processo de aprendizagem, saber trabalhar em grupo.
Mãos, pois eles querem é isso pessoas que se tornem fáceis de controlar verdadeiras