mito da caverna
Ora, para pensar é preciso que alguém realize o ato de pensamento e, portanto, aquele que pensa existe necessariamente ao pensar ou enquanto pensa, pois, do contrario, não haveria o ato de pensar.
Por que essa intuição é intelectual? Porque é realizada exclusivamente pelo intelecto ou pela inteligência, sem recorrer a nenhum conhecimento sensível ou sensorial.
Fenomenologia
Outro exemplo de intuição intelectual é oferecido por uma corrente filosófica criada no século XX pelo filósofo alemão Edmund Husserl, a fenomenologia. Toda consciência, diz Husserl, é sempre “consciência de” OU “consciência de alguma coisa”, isto é toda consciência é um ato pelo qual visamos um objeto, um fato, uma idéia. A consciência representa os objetos, os fatos, as pessoas. Essa representação pode ser de dois tipos: psicológica (isto é, empírica, variando de pessoa para pessoa e numa mesma pessoa em diferentes circunstâncias) e intelectual (quando o pensamento, sem recorrer aos dados psicológicos individuais, conhece a essência necessária do objeto). Intuímos ideais ou significações, ou, como diz a fenomenologia, intuímos essências. Fala-se também de uma intuição emotiva ou valorativa.