Misturas
Uma mistura é uma matéria constituída por diferentes moléculas. Por sua vez, às matérias formadas por moléculas que forem todas iguais dá-se-lhes o nome de composto químico ou substância quimicamente pura. Em uma mistura, não se produzem modificações químicas. Porém, as propriedades químicas podem diferir consoante os diferentes constituintes. Em geral, as misturas podem ser separadas (isto é, isolados os seus constituintes) por meio de métodos mecânicos.
Pode-se dizer que a mistura consiste na agregação ou incorporação de várias substâncias ou corpos que não têm qualquer ação química entre si.
Combinação:
Combinação simples:são agrupamentos formados com os elementos de um conjunto que se diferenciam somente pela natureza de seus elementos.Considere A como um conjunto com N elementos K um natural menor ou igual a N. Os agrupamentos de K elementos distintos cada um, que diferem entre si apenas pela natureza de seus elementos são denominados combinações simples K a K , dos n elementos de A.
Exemplo:
Considere A = {a, b, c, d} um conjunto com elementos distintos. Com os elementos de A podemos formar 4 combinações de três elementos cada uma:
Sistema de Materiais:
É uma parte do universo que se deseja observar, analisar. Por exemplo: um tubo de ensaio com água, um pedaço de ferro, uma mistura de água e gasolina, etc.
Dissolução:
Dissolução é o ato de misturar um soluto em um solvente. A água é o solvente universal. A dissolução fracionada por exemplo é empregada para separar uma mistura de sólidos, em que um é solúvel num determinado solvente e o outro não.
solução: solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro. A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
Solvente:
Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão