MISTURAS DE SOLUÇÕES
MISTURAS DE SOLUÇÕES
QUÍMICA GERAL
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
MISTURAS DE SOLUÇÕES
Título: Misturas de Soluções
Equipe: Carlos Henrique Mendonça
Jéssica Gomes dos Santos Leite
João Pedro Ramos
Maria Carolina Guerra
Nicole Bangerter
Sarah Santos da Silva
Professor: Sandovânio Ferreira de Lima
Data: 06 de Março de 2013
MACEIÓ / AL
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS
RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL
MISTURAS DE SOLUÇÕES
MACEIÓ / AL
06 de Março de 2013
1. Introdução Misturas são compostas por dois ou mais elementos ou compostos químicos. Quimicamente as misturas diferem em suas propriedades físicas e químicas quando comparadas aos elementos que a compõem isoladamente.
Assim quando olhamos para uma amostra e conseguimos detectar uma porção uniforme, com características iguais em toda sua extensão, temos uma mistura.
Se misturarmos duas substâncias, pode ou não ocorrer uma reação química. Se não ocorrer uma reação química, as substâncias misturadas podem ser separadas por um processo físico, como catação, filtração, separação magnética, dissolução, pois, como são as mesmas substâncias, elas mantém suas propriedades originais.
Se ocorrer uma reação química, formar-se-á uma (ou mais) nova substância e, consequentemente, as substâncias iniciais não poderão mais ser separadas por nenhum processo físico.
Misturas homogêneas
São aquelas cujos componentes não conseguimos distinguir. Ela é perfeitamente uniforme, portanto monofásica. O ar atmosférico e a água do mar são exemplos de misturas homogêneas.
Misturas heterogêneas
São aquelas formadas por mais de uma fase. Nelas conseguimos distinguir mais de um componente. Água e óleo, ar e poeira, são exemplos de misturas heterogêneas.
Deve-se ter em mente que misturas não são reações químicas, pode haver apenas a dissolução de um soluto em um solvente.
Mistura Comum, Eutética e